No último dia 08, a COGERH, por meio da gerência regional de Iguatu, realizou a Reunião de Acompanhamento da Operação 2019.2 do Açude Mamoeiro.

A reunião aconteceu na Secretaria de Educação de Antonina do Norte e seu objetivo foi acompanhar o andamento da operação do açude Mamoeiro e fazer os ajustes necessários para o atendimento das demandas. O gerente regional da COGERH de Iguatu, Anatarino Torres, apresentou os dados técnicos do Açude Mamoeiro que se encontra, atualmente, com 64% da sua capacidade volumétrica, que equivale a 13,1 milhões de m³ e relembrou a reunião de alocação do reservatório, onde foi escolhida a vazão média de 50 L/s, que deveria ser liberada pela válvula de forma contínua pelo período de 24/07/2019 à 31/01/2020. O gerente informou que depois de mais de dois meses de operação a água percorreu cerca de 10 km e não está mais avançando, contudo, ainda falta aproximadamente 10 km para atingir o final do trecho, na comunidade de Cachoeira. Diante do exposto foi aprovado pelos presentes, de forma consensual, um ajuste na operação com uma liberação da vazão média de 200 L/s até o dia 08/11/2019, onde a água poderá atingir até 30 km da válvula do açude Mamoeiro e poderá atender a última comunidade do trecho.

A reunião contou com a participação de 46 pessoas, entre usuários de água e representantes de instituições da sociedade e do poder público do município. A COGERH de Iguatu esteve representada também pela coordenadora de gestão Hewelânya Uchôa, a analista em gestão de recursos hídricos Isabel Cavalcante e o técnico Gutemberg Fernandes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *