A Companhia apresentou a situação hídrica do reservatório Orós e Castanhão

A fim de discutir a operação do Açude Orós, no segundo semestre deste ano, considerando a proposta apresentada no XXIII Seminário de Alocação Negociada das Águas dos Vales Jaguaribe e Banabuiú, a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh) participou no dia 17 de junho da “Audiência Pública para Discutir a Operação do Açude Orós e o Uso Racional das Águas”.

O gerente da Cogerh/Iguatu, Lauro Filho, apresentou os dados técnicos do reservatório Orós e sua atual situação hídrica, ressaltando que a alocação do reservatório será discutida de forma participativa com os Comitês de Bacias Hidrográficas. Já o gerente da Cogerh/Limoeiro do Norte, Almeida Chaves, apresentou a situação hídrica do açude Castanhão e as medidas que já foram tomadas para redução do consumo de água no trecho perenizado pelo manancial.

Durante o debate foi discutida a necessidade de haver uso mais consciente da água em todo o estado do Ceará e a preocupação da população com os impactos econômicos, ambientais e a qualidade da água do açude Orós com a operação 2016.2. O prefeito do município de Orós, Simão Pedro, comprometeu-se a levar as proposições discutidas na audiência para o Seminário dos Vales do Jaguaribe e Banabuiú que ocorrerá no mês de julho.

A Cogerh/Iguatu, ainda, esteve representada pelo coordenador do Núcleo de Operações, Mardonio Mapurunga, a coordenadora do Núcleo de Gestão, Hewelânya Uchôa, os analistas de Gestão, Isabel Cavalcante e Anatarino Torres, o técnico de Gestão, Gutemberg Fernandes, e o supervisor do Sistema Orós-Feiticeiro, Emanuel Soares. Da Cogerh/Limoeiro do Norte, também, estiveram o coordenador do Núcleo de Operações, Hermilson Freitas. A audiência, também, teve a presença do deputado estadual Agenor Neto, representantes da Prefeitura Municipal de Quixelô, Prefeitura Municipal de Iguatu, Companhia de Água e Esgoto do Ceará (Cagece), Departamento Nacional de Obras Contra as Secas (Dnocs), Sistema Integrado de Saneamento Rural (Sisar), Empresa de Assistência Técnica de Extensão Rural do Ceará (Ematerce), Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado do Ceará (Fetraece), Comitê do Alto Jaguaribe, Banco do Brasil, Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Orós e representantes dos movimentos sociais e Associações Comunitárias da região, psicultores, Fundação Raimundo Fagner, Igreja Católica de Orós e população em geral.

Assessoria de Comunicação e Marketing
Rafaele Esmeraldo Menezes
Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh)
Fone: + 55 85 3218.7024
rafaele.esmeraldo@cogerh.com.br
Twitter: @Cogerh_ce
Facebook:https://www.facebook.com/cogerh

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *