No dia 07 de fevereiro, na Escola de Música Popular Humberto Teixeira, no município de Iguatu, aconteceu a Reunião de Avaliação da Operação 2016.2 e Operação Emergencial 2017.1 do açude Roberto Costa, mais conhecido como açude Trussu.
O analista Anatarino Torres, da Gerência Regional da COGERH de Iguatu, apresentou a operação detalhada do açude, realizada no período de julho de 2016 a janeiro de 2017 e propôs os cenários para uma operação emergencial do reservatório, para o período de fevereiro a julho de 2017. A Comissão Gestora do açude Trussu definiu a liberação de uma vazão média de 200 Litros por segundo, com prioridade para o abastecimento humano dos municípios de Iguatu e Acopiara, além das comunidades Mirassul, Várzea da Lama, Vila Julieta e Barreira dos Constantinos, localizadas no trecho perenizado pelo açude. Como encaminhamento a Comissão Gestora definiu uma reunião no mês de março para acompanhar a operação.
Estiveram presentes 34 participantes, sendo 20 membros da Comissão Gestora do Açude Trussu. Representando ainda a COGERH esteve o coordenador do núcleo de operações, Mardonio Mapurunga, a analista da gestão, Isabel Cavalcante, o técnico de gestão, Gutemberg Fernandes e a estagiária de nível superior, Rayanne Silva.
Analista em Gestão de Recursos Hídricos