Conhecido pela população como Trussu, o Açude Roberto Costa, do município de Iguatu já faz com que a população crie a expectativa e o anseio que o momento de sua sangria seja repetido a exemplo do que ocorreu nos anos de 2004, e 2011. Segundo dados da Companhia de Gestão dos Recursos Hídrico (Cogerh) hoje o açude encontrasse com 92% de seu volume, juntamente dom Trussu cinco açudes no Ceará estão acima de 90%, mas ainda nenhum sangrou.

Ainda segundo a (Cogerh) nesse mesmo período no ano passado, seis açudes já haviam sangrado e mais cinco estavam com o nível próximo a 100%. Além do bacia hídrica do município a Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), prevê que os açudes que devem sangrar em breve são o Gavião (Pacatuba), Tijuquinha (Baturité), Muquém (Cariús), Valério (Altaneira) e Junco (Granjeiro).

O Corpo de Bombeiros em Iguatu informou que uma operação diferenciada já foi programada para evitar que os transtornos causados pela cheia se repitam.

Chuvas

A Funceme registrou chuva em 43 municípios cearenses no período de 7h da noite de quinta-feira (23) até as 11h50 da manhã desta sexta-feira (24). A cidade de Baixio, no Cariri, foi a que teve o maior registro, com 71 mm. Já em Iguatu no Posto de coleta localizado no Sitio Quixoá foi à pontada a quantidade de 40 mm. A previsão para próximas 24h em todo o estado, é de céu parcialmente nublado, com possibilidade de chuva isolada, na região do litoral, Marciço de Baturite, Inhamuns e Cariri.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *