Aos dezoito dias do mês de agosto do ano de dois mil e quatro, na sala do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe, escritório da COGERH, situado à Rua Vinte e Um de Abril nº 563, Iguatu-CE, estiveram presentes João Batista Araújo, presidente, Paulo Roberto Cândido, vice-presidente, Maria Josefa do Nascimento, secretária geral e Celineide Nascimento, técnica do núcleo de gestão da COGERH. Celineide apresentou a sala para trabalhos e arquivos do Comitê, falou da necessidade de estruturar melhor com subsídios de pesquisas, da instalação de uma mini biblioteca, entregou algumas correspondências e livros para serem catalogados, falou que o trabalho era uma nova experiência e perguntou a expectativa de cada participante nos trabalhos iniciados neste mandato. O Sr. João falou do interesse e preocupação na solução dos problemas e prontificou-se a conduzir os trabalhos com responsabilidade. A Sta. Celineide questionou sobre o procedimento para realização dos compromissos e, após ampla troca de ideias, ficou marcado um expediente por semana, às quartas-feiras, na sala do Comitê, para atendimento ao público e conselheiros. Em seguida a Sra. Margarida falou da dificuldade de conseguir equipamentos para um bom desempenho nos trabalhos do Comitê, se prontificou a ajudar, na medida do possível, para que seja bem sucedido, sugeriu a formação de parceria com bancos ou outros órgãos que possam contribuir com o Comitê e se retirou do recinto. Paulo Roberto falou de sua expectativa na participação desta diretoria, que se interessou pelo Comitê para aprender mais e ressaltou que deve haver mais ação do Comitê. Dr. João falou que é preciso fazer solicitações marcantes aos órgãos competentes. Celineide falou que o Comitê é um grande articulador, que deverá efetuar visitas e elaborar um calendário, que precisa encaminhar ofícios para as instituições que ainda não encaminharam a documentação, que seria muito bom se conseguisse uma página na internet, podendo ser falado com o Sr. Carlos Augusto e o Sr. João ficou de ver a possibilidade. Foi discutido sobre o procedimento de reembolso das despesas com passagens dos membros da diretoria e ficaram os seguintes encaminhamentos: 1. Fazer ofício e encaminhar para COGERH a solicitação de reembolso das despesas dos componentes da diretoria e, de modo especial, da Secretária que se deslocará semanalmente para realização de trabalhos no escritório da COGERH, onde fica a sede do Comitê e Celineide solicitou o encaminhamento dos bilhetes de passagens juntamente com um recibo em nome do Marcelo Colares de Oliveira, para reembolso dos mesmos; 2. Reunião mensal da diretoria, terceira quarta-feira de cada mês, para avaliação dos trabalhos; 3. A partir do mês de novembro deverá ser feita a mobilização com as instituições para fortalecimento do Comitê; 4. Contactar com os conselheiros que não encaminharam documentação para o Comitê; 5. Visitar o Gerente do Banco do Nordeste para solicitar apoio na infraestrutura do Comitê; 6. Definição da duração das reuniões para três horas, tendo início às 9:00 horas. Em seguida foi elaborada a programação para a primeira Reunião Ordinária, na cidade de Acopiara, no dia vinte e sete de agosto do corrente ano, e as tarefas foram distribuídas, ficando a programação da Reunião da seguinte maneira: Início às 8:30 horas, no Centro de Treinamento da Diocese ou BNB Clube; Abertura com Mestre de cerimônia, fala do presidente Sr. João, facultar a palavra à mesa; Dinâmica de 05 minutos por Luíza, da CAGECE; Avaliação do último Seminário para os conselheiros, ocorrido no SEBRAE de Iguatu; Apresentação de Paulo Roberto Cândido, vice-presidente; Fazer um relato sobre o planejamento anual do Comitê, com Sr. João Batista em 30 minutos; Trabalho de Grupo sobre Planejamento apresentado por Celineide Nascimento, em 60 minutos; Apresentação e aprovação pela plenária, em 60 minutos; Discutir sobre a reunião de Limoeiro do Norte, sobre cobrança de tarifas, com Sr. João, em 10 minutos; Informes Gerais em 15 minutos, onde deve ser marcado o local da próxima reunião; falar sobre o treinamento que a Diretoria vai participar em Fortaleza; informar que às quartas-feiras a diretoria estará no escritório da COGERH para atendimento ao público e conselheiros. A reunião foi encerrada pelo Sr. João e, não havendo mais nada a tratar, eu, Maria Josefa do Nascimento, lavrei a presente ata que deverá ser assinada pelos participantes.