No dia 14 de janeiro de 2021, às 14 h, de forma virtual através da Plataforma Digital Microsoft Teams foi realizado o 3° Bloco da Capacitação do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe CSBHAJ com o tema: “Instrumentos de Gestão dos Recursos Hídricos – a prática dos instrumentos.”
A Capacitação totalizou uma carga horária de 12 h e foi ministrada pela equipe da gerencia de fiscalização e outorga da Cogerh – GEOFI através do gerente Marcílio Caetano e da analista Claire Ane Viana e contou com um total de 29 participantes, sendo destes, 21 instituições membros do CSBHAJ.
A presidenta do Comitê, Rosângela Teixeira abriu os trabalhos saudando a todos e afirmando que a capacitação é importante para o fortalecimento do colegiado.
Na sequência, a coordenadora de gestão fez a chamada online dos membros do comitê, estando presentes: Francisca Andréa, José Raimundo de Matos, Raimundo Rubis, Maria Das Dores da Silva, Alcides Duarte, Rejane Castro, Maria Evaneide, Francieudo Nunes, Maria Valmária, Antônio Pereira, Cícera Izabel Alencar, Erivan de Souza, Francisca Rodrigues, José Horário, Luiz Alves de Araújo, Manoel Timóteo, Miguel Alexandre, Valdimilson Veloso, Renato Batista, Rosângela Teixeira, Maria Nascimento e Jasley Oliveira. Representando a Cogerh: Hewelanya Uchôa, Cássio Ferreira, Marcílio Caetano, Clarie Anne Viana, Gutemberg Fernandes, Núbia Vitor e Shérida Gomes.
Inicialmente, Clarie Anne saudou a todos e fez uma breve apresentação sobre a GEOFI e revisou o conteúdo da apresentação dos blocos anteriores. Na sequencia, Marcílio Caetano apresentou “As principais informações sobre Outorga na Bacia do Alto Jaguaribe” mostrando a quantidade de pedidos de outorga realizados de 2017 a 2020 que totalizam 4.998 processos. Marcílio lembrou que no Alto Jaguaribe, nos anos 2019 a 2020 foram 273 processos e apresentou uma planilha contendo pedidos de outorga por uso onde a quantidade de outorga vigente na bacia é de 325 e o maior volume tem como finalidade de uso – consumo humano. Continuando, apresentou e explicou como solicitar outorga pelo site da Cogerh, ou seja, o pedido de outorga online, bem como o acesso ao Portal Hidrológico para consultar os açudes da bacia e finalizou apresentando um vídeo sobre Tutorial de Outorga Online.
Clarie Anne falou da importância do portal Atlas para os membros do Comitê de Bacias para melhor reivindicar os problemas existentes em cada bacia e disse que a Cogerh cresceu muito com gestão participativa, com essa abertura para o cidadão.
Por fim, a coordenadora de gestão da Cogerh de Iguatu, Hewelanya Uchôa parabenizou a apresentação e complementou que o comitê irá revisar o Plano de Bacia e elaborar o Planejamento Estratégico, atividades que requer dos membros o conhecimento acerca da oferta e da demanda hídrica da região para melhor atuarem nas atividades supracitadas. A coordenadora justificou ausência da presidente do comitê no encerramento devido falha na conexão da internet e agradeceu a participação de todos.