Usuários avaliam a Operação 2019.2 do Açude Mamoeiro

A apresentação sobre Outorga foi uma solicitação do secretário de Agricultura de Antonina do Norte e membro do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe, Sr. Antônio Dias

No último dia 30 a COGERH, por meio da Gerência Regional de Iguatu, realizou a Reunião de Avaliação da Operação 2019.2 do Açude Mamoeiro.

O evento foi realizado no Auditório da Secretaria Municipal de Cultura, no município de Antonina do Norte, e contou com a participação de 24 pessoas, representando a sociedade civil, os usuários de água e o poder público local. No primeiro momento da reunião o técnico Amisterdan Oliveira, da Secretaria de Recursos Hídricos do Estado, fez uma apresentação sobre a Outorga de uso dos recursos hídricos, que consiste em um instrumento de controle da quantidade, da qualidade e acesso à água. A gerente local do escritório da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará (EMATERCE) de Assaré, Eliane Fernandes, informou sobre a experiência com o Programa de Irrigação em Minha Propriedade (PIMP), e esclareceu as dúvidas dos produtores que desejam fazer parte do programa.

No segundo momento o analista em gestão de recursos hídricos da COGERH de Iguatu, Cássio Sales apresentou os dados técnicos do açude Mamoeiro, que se encontra atualmente com 55% de sua capacidade, que representa 11,28 milhões de m³, e tem como demanda prioritária o abastecimento da sede de Antonina do Norte. A Operação 2019.2 do açude Mamoeiro foi iniciada em 23 de julho de 2019 com a vazão média liberada pela válvula de 50 L/s, de forma perene, sofrendo um ajuste na Reunião de Acompanhamento, realizada no dia 08 de outubro de 2019, onde foi definida uma liberação pela válvula de 200 L/s por 30 dias. A operação que será encerrada em 31 de janeiro de 2020 manteve a média acordada para o período.

A EMATERCE foi representada, também, pelos os Srs. Antônio Gilson do escritório de Assaré e Vicente Fernandes, gerente do escritório de Campos Sales. A COGERH de Iguatu esteve representada, também, pela analista em gestão de recursos hídricos Isabel Cavalcante, a assistente administrativo Núbia Vitor e o Agente de Guarda e Inspeção do Reservatório (AGIR) Marcelo Silva.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *