O Fórum Cearense de Comitês de Bacias Hidrográficas – FCCBH – se reúne nos dias 11 e 12 de dezembro de 2014 no Hotel Porto D’Aldeia, em Fortaleza

No primeiro dia de reunião, deu-se início às 14h aproximadamente com a formação de mesa de honra, que contou com a presença do presidente do FCCBH, Alcides Duarte, do secretário geral, Mazinho Oliveira, e do diretor de planejamento da Cogerh, João Lúcio, representando o presidente, Antonio Treze. Cada um fez uso da palavra e João Lúcio abordou alguns assuntos de interesse dos Comitês de Bacias Hidrográficas – CBHs.

Na sequência, Alcides Duarte apresentou os encaminhamentos do FCCBH relacionados aos nomes de pessoas com serviços relevantes na bacia, que cada CBH deverá indicar para receber a Comenda Antonio Zaranza,uma em cada reunião do Fórum, ficando acertada para a primeira apresentação ser o CSBH Salgado, em fevereiro/2015, e as seguintes deverão ser dos CBH que ainda faltam indicar: Sertões de Crateús, Serra da Ibiapaba e Coreaú. Depois foi a vez de cobrar as inscrições de experiências exitosas para serem apresentadas nas reuniões, ainda faltando participar os CBHs: Litoral, Região Metropolitana, Baixo, Acaraú, Crateús e Ibiapaba. Foi também cobrado o retorno dos CBHs em relação aos relatos para confecção da ata pelo secretário Mazinho Oliveira. Alcides também cobrou de João Lúcio para ver com o Bira a viabilidade de buscar recursos para criar os Planos de Bacia de Crateús e Ibiapaba e atualizar os planos do Vale Jaguaribe e Curu, dentre outros. Além desse ponto, ficou acertado que o coordenador geral do FCCBH, Alcides Duarte, vai procurar João Lúcio e Bira da Cogerh para pôr em prática os encaminhamentos do FCCBH, inclusive a proposição de convidar uma representação da Equipe de Coordenação do Governo Camilo Santana para se fazer presente na reunião de 26 e 27/02/2015, onde acontecerá também a reunião de formação da comissão eleitoral para renovação da diretoria em maio do mesmo ano.

Depois foi aberto o espaço para avaliação do XVI ENCOB, em Maceió-AL e proposições para o XVII ENCOB, em Caldas Novas-GO (2015). Todos gostaram da oportunidade de integração e convivência da delegação cearense e de sua participação efetiva no ENCOB, mas o evento em si deixou a desejar na organização e na falta de democracia, uma vez que o atual coordenador geral do FNCBH é muito autoritário e conduziu o evento, principalmente a Assembleia Geral com muita arrogância, fazendo com que o espaço se esvaziasse antes do tempo, com o pessoal se retirando por não suportar tal comportamento.

Logo em seguida, foi dado início ao Espaço dos Comitês onde cada um apresenta suas ações desde na sua bacia desde a última reunião deste Fórum. Apresentaram-se os CBHs: Alto Jaguaribe, Litoral, Coreaú, Acaraú, Ibiapava e Crateús.

No final do dia houve um momento de Confraternização com a troca de presentes entre os participantes com o amigo secreto, sorteado na hora.

No dia seguinte, os trabalhos começaram com um momento de oração conduzido por Mazinho e Dona Assunção, seguido de um vídeo para reflexão apresentado por Marcos Torres. Na sequência, deu-se continuidade ao Espaço dos Comitês, com apresentação dos colegiados: Banabuiú, Médio, Baixo, Metropolitana, Salgado e Curu.

Depois ocorreu a solenidade de entrega da comenda Antonio Zaranza ao homenageado do CBH Metropolitana, Dr. Hypéricles de Macedo (engenheiro renomado), que muitos serviços relevantes e uma carreira brilhante na gestão de recursos hídricos, teve sua esposa, dona Vilalba, e filhos, Melina e Arthur, representando sua ausência devido outro compromisso já agendado anteriormente. Em seguida, teve um espaço para explanação e esclarecimentos sobre o Decreto de interesse dos CBHs na Lei Estadual de Recursos Hídricos, que foi recentemente alterada pelo CONERH. Depois José do Egito apresentou sua experiência exitosa, parte do CBH do Curu, sobre o projeto Cinturão Verde. Dra. Ana Cláudia, advogada da SRH, proferiu palestra. Depois de muitas discussões e alguns encaminhamentos, a reunião teve fim com a dinâmica do presente, conduzida por Edson Melo e Dayana Magalhães.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *