Nesta terça-feira (14), o Comitê da Sub-bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe, representado pela presidente Rosângela Teixeira, participou do programa de educação ambiental da Secretaria dos Recursos Hídricos. Na ocasião, foram assinados os termos de adesão dos 24 municípios que compõe a Bacia Hidrográfica. A solenidade aconteceu no município de Jucás e contou com a presença do assessor especial da Casa Civil, Artur Bruno, Secretário dos Recursos Hídricos, Robério Monteiro, e presidente da Cogerh, Yuri Castro.
Aprender sobre o uso correto da água, conscientizando e sensibilizando as crianças em relação aos problemas ambientais é o objetivo do Programa SRH nas Escolas, que promove através da Cartilha de educação ambiental “Gotinha Nossa de Cada Água” a capacidade de levar aos alunos do 4º ano de escolas públicas de Ensino Fundamental informações de forma criativa sobre o meio que nos cerca.
O assessor especial Artur Bruno, reforçou os temas importantes que são tratados do livro didático. “Nesse importante material que está sendo disponibilizado hoje para os municípios temos temas relacionados educação ambiental, ciclo da água, gestão compartilhada e o trabalho dos Comitês de Bacias”.
Para o secretário Robério Monteiro esse é um momento muito especial. “Hoje no Ceará nós temos duas referências nacionais, a educação e a gestão dos recursos hídricos. É muito importante saber que as nossas crianças já vão crescer com essa consciência sobre a importância da água”.
Os municípios contemplados foram Acopiara, Aiuaba, Altaneira, Antonina do Norte, Araripe, Arneiroz, Assaré, Campos Sales, Cariús, Catarina, Farias Brito, Icó, Iguatu, Jucás, Nova Olinda, Orós, Parambu, Potengi, Quixelô, Saboeiro, Salitre, Santana do Cariri, Tarrafas e Tauá.
Segundo o presidente da Cogerh, Yuri Castro, a nova geração é mais preocupada com o meio ambiente. “Muitos de nós crescemos sem entender muito a importância da água, do meio ambiente. E essa realidade, é uma região semiárida como a nossa, não deve acontecer. As nossas crianças precisam aprender desde novas a importância e o porque devemos cuidar dos recursos hídricos. E essa é a grande ideia do Programa, fazer com que as crianças, desde cedo, entendam o que acontece na gestão hídrica do nosso Estado”.