Nos dias 10 e 12 de março de 2020 a COGERH, por meio da gerência regional de Iguatu, juntamente com membros do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe (CSBHAJ) visitaram o açude Orós com objetivo de conhecer suas demandas principais e embasar as decisões no processo de Alocação Negociada do manancial, que integra o Vale Jaguaribe e Banabuiú. As visitas atendem a uma demanda da Sra. Maria Nascimento, membro do CSBHAJ, apresentada durante a reunião de acompanhamento da operação dos açudes que integram o Sistema Jaguaribe Metropolitana, realizada no dia 18/02/2020 em Fortaleza.

A atividade de campo foi iniciada pela visita à Estação de Bombeamento Orós/Feiticeiro, em seguida a equipe se deslocou para o trecho de transposição Orós-Feiticeiro. Neste percurso a água liberada pela válvula do açude Orós percorre um trecho de aproximadamente 28 km, sendo este composto por adutora, canal de alvenaria, sifões e riacho natural até o açude Croatá, e deste para o açude Pedra Branca, onde ficam as captações para atender os Distritos de Nova Floresta e Feiticeiro, ambos no município de Jaguaribe.

No trecho perenizado pelo Rio Jaguaribe foram visitadas as captações da CAGECE para atender a sede de Jaguaretama, e do SAAE de Jaguaribe, responsável pelo atendimento da sede do município, com um percurso de aproximadamente 95 km de rio. Também fez parte da visita outros pontos que possuem captação direta no Rio Jaguaribe, como os distritos de Mapuá, no município de Jaguaribe, e Cruzeirinho, no município de Icó. A liberação pela válvula do açude Orós com destino ao rio Jaguaribe visa atender, principalmente, demandas de abastecimento humano de sedes municipais, distritos e pequenas comunidades ribeirinhas.

O último trecho visitado corresponde à transposição Orós-Lima Campos. Devido ao baixo volume do açude Orós, desde o ano 2016 a COGERH instalou um sistema adutor com bombeamento que capta a água na bacia hidráulica do açude Orós e transfere para o açude Lima Campos, sendo este a principal fonte de abastecimento da sede de Icó. O percurso é de aproximadamente 17 km e possui uma estrutura com adutora, canal, túnel e riacho natural, atendendo de forma direta e indireta a diversos distritos como Guassussê, Igarói, Palestina e Pedregulho, além de comunidades ribeirinhas.

Hoje o açude Orós se encontra com 4,8 % de sua capacidade, o que representa 94,52 hm³, e mesmo após alguns anos com baixas recargas ele continua sendo de extrema importância para as sub-bacias do Alto Jaguaribe, do Médio Jaguaribe e bacia do Rio Salgado, sendo responsável por atender às sedes dos municípios de Orós, Icó, Pereiro, Jaguaretama e Jaguaribe, além de diversos distritos, comunidades ribeirinhas, pequenos cultivos da agricultura familiar, capineiras, e outras fontes de geração de renda para os produtores locais.

As visitas foram realizadas pelos seguintes membros do CSBHAJ: Rosângela Teixeira (Presidente); Arleudo da Costa (Secretário Adjunto), Paulo Landim, Luiz Alves, Valdemar Alves e Pedro Bezerra. Representando a COGERH participaram o gerente regional Anatarino Torres, a coordenadora de gestão Hewelanya Uchôa, a Analista Isabel Cavalcante, o técnico de gestão Gutemberg Fernandes e o motorista Carlos Alves.

                                                       

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *