Membro do Comitê da Sub-bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe ministra palestras sobre experiência exitosa que desenvolve no XV ENCOB

O Centro Vocacional Tecnológico de Icó – CVT de Icó, unidade do Instituto CENTEC e membro do Comitê da Sub- bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe – CSBHAJ participou, em Porto Alegre – RS, do XV Encontro Nacional de Comitês de Bacia – ENCOB 2014, no período de 14 a 18 de outubro.

Na oportunidade o engenheiro agrônomo João José Anselmo dos Santos (Coordenador do CVT de Icó e membro do CSBHAJ) ministro palestra sobre o trabalho de desenvolve com o aproveitamento de garrafa PET, através da palestra “O desenvolvimento da consciência ambiental através do aproveitamento da garrafa PET: uma experiência exitosa.”

O trabalho foi escolhido para representar do Estado do Ceará na categoria de experiência exitosa no referido evento. Durante a palestra foram abordados os seguintes pontos pertinentes dessa tecnologia social: um breve histórico das ações já desenvolvidas com relação ao repasse dessa tecnologia; como ocorre o processo de desenvolvimento da consciência ambiental através dessa tecnologia; processo de produção das peças já desenvolvidas e as possíveis aplicações dessa tecnologia social. Um ponto a destacar foi à exposição de algumas peças durante a realização da palestra, algo que causou uma reação de aplauso junto aos presentes. Outro ponto que contribui para a participação no evento foi o apoio da Companhia de Gestão de Recursos Hídricos do Estado do Ceará – COGERH.

O aproveitamento de garrafa PET é uma ação que vem sendo desenvolvida pelo Centro Vocacional Tecnológica de Icó – CVT de Icó desde 2007 e que vem contribuindo para o desenvolvimento da consciência ambiental no município de Icó – CE. Essa tecnologia social é caracterizada pela utilização de garrafas PETs, na grande maioria usadas, na confecção de diversas peças e foi desenvolvida por João Jose Anselmo dos Santos. Ao longo desses seis anos, ele desenvolveu varias peças, dentre as quais se destacam os pássaros de garrafa PET. Já foram confeccionados corujas, beija-flores, gansos, tucanos, papagaios e araras. O interessante dessas peças é que são projetadas para servirem de jarros para pequenas plantas.

Tal técnica de confeccionar pássaros com garrafa impressiona pela beleza e finalidade, já que pode ser trabalhada as três vertentes do desenvolvimento sustentável, isto é, o social, o econômico e o ambiental. Até o momento, só está sendo utilizada para conscientizar as pessoas quanto a importância de adotar a estratégia dos 4R’s (Reduzir, Reutilizar Racionalizar e Reciclar) e assim promover uma mudança de postura quanto a relação homem/meio ambiente.

O leque de peças já desenvolvidas inclui ainda: canteiros para hortaliças (horizontal e vertical), brinquedos e objetos decorativos diversos.

Tal tecnologia vendo sendo repassada para a comunidade em geral através de cursos que o CVT de Icó oferece. Já foi repassada para 307 pessoas no município de Icó-CE, pertencentes à associação e escola pública, através dos seguintes cursos: Produtor de Hortaliças, Aproveitamento de Garrafa PET, Meio Ambiente e Reciclagem de Resíduos Sólidos. O repasse para outros municípios se deu através de palestras e oficinas.

A mesma já foi apresentada em eventos, tais como: Encontro Intercontinental sobre a Natureza 2009, Semana da Ciência e Tecnologia 2012 (oficina de aproveitamento de garrafa PET em Fortaleza – CE), RECICLA NORDESTE 2012 e mais recentemente no II Fórum Cearense de Comitês de Bacias (agosto/2013). Foi destaque na revista Plurale (edição N° 25 – Sonho transforma garrafa PET em pássaros), Jornal Diário do Nordeste (matéria do dia 25/09/11 ), Programa Riquezas do Sertão da TV Cidade (fev./2013) e o Programa Good News da Rede TV (em outubro/12).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *