Encontro Nacional de CBHs (Comitês de Bacias Hidrográficas) – sendo destaque na atuação dos cearenses nos debates, durante a realização do maior evento sobre gestão participativa de recursos hídricos do Brasil, que aconteceu em Maceió-AL, de 23 a 28/11/2014
Alcides Duarte, diretor executivo administrativo do SAAE de Jucás, presidente do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe, coordenador geral do Fórum Cearense de CBHs e representante do Ceará no Fórum Nacional de CBHs, participou juntamente com o secretário geral do CSBHAJ, Gideone Feitosa (Associação dos Paulinos, Acopiara), e Evanílson Saraiva (Associação das Barrocas, Iguatu), representando o Alto Jaguaribe, junto à delegação cearense para este evento, no Centro Cultural e de Convenções Ruth Cardoso, em Maceió-AL, de modo que o Ceará foi destaque, participando junto a muitas outras delegações de outros estados brasileiros. Das outras 11 regiões hidrográficas do nosso Estado, faziam também parte da delegação cearense, representando os CBHs: Nilce Souza, Judite Araújo, Flaviana Guimarães, Luzia de Russas, Geneziano Martins, Alzemar Oliveira, Vicente Barbosa, Edson Melo, Juciano, Erandir, Luiz Carlos, Carlos Dias, Cláudio Silva, Orlando, Ricardo Sérgio, Raimundo Pereira, Batista, Assis Rabelo, Tarcísio, Cláudio Neto, Inácio Brito, Teúnas, Júlio César, João de Deus, João Batista, Cleuton, Bolinha, Marcos Monteiro, Marcos Maciel, Godofredo, e da Cogerh: Mires Bouty, Danda Alencar, Alberto Medeiros e Bartolomeu, e da SRH: Eliane Cortez.
Todo ano acontece este evento nacional para fortalecimento e troca de experiências e conhecimentos entre os comitês de bacias de todo o Brasil, que somam mais de 200 atualmente. Durante todo o ano, o colegiado coordenador do Fórum Nacional de CBHs se reúne diversas vezes para planejar e preparar este Encontro, já sendo sua XVI Edição.
No dia 23, domingo, aconteceu o credenciamento e o 8º Seminário da ANA – Agência Nacional de Águas: Água, comunicação e sociedade. O dia 24, segunda, foi dedicado à realização de minicursos: Noções Gerais de Gestão de Recursos Hídricos, Representação e representatividade nos colegiados do SINGERH, Plano de bacia como instrumento estratégico de sustentabilidade dos recursos hídricos, Produtor de água, Comitês de bacias: o que é e o que faz?, e Técnicas de elaboração de projetos e captação de recursos. À noite foi a abertura oficial do evento contando com a presença de várias autoridades do meio e do governador de Alagoas e prefeito de Maceió, onde todos participaram de uma grande festa com apresentações culturais e artísticas, além das falas das autoridades presentes. Nos dias 25 e 26 ocorreram grandes conferências com palestras e mesas de debates sobre vários temas: Financiamento e sustentabilidade dos CBHs no Brasil – aspectos, desafios e oportunidades; A cobrança pelo uso dos Recursos Hídricos como instrumento de superação dos obstáculos à gestão das águas; Lei nº 9433/97 – avanços e oportunidades; Semiárido brasileiro: um desafio nacional; A equação: produção de energia elétrica e os usos múltiplos da água; O uso e gestão sustentável das águas. Nas noites dos dias 25 e 26 aconteceram apresentações de experiências exitosas de vários estados, inclusive do Ceará. No dia 27. quinta, pela manhã foram as reuniões setoriais, e à tarde, aconteceu a Assembleia Geral do FNCBH com aprovação da ata anterior (do XV ENCOB, em Porto Alegre-RS), Aprovação dos encaminhamentos das reuniões setoriais, Aprovação de moções, Eleição da cidade sede para os próximos ENCOBs: Goiás (2015), Bahia (2016) e Brasília-DF (2017). Na sexta, dia 28, aconteceram as visitas técnicas ao Projeto RECOR, ao Complexo Lagunar Mundaú e ao Canal do Sertão.
O Ceará é destaque sempre e muito respeitado pelo modelo de gestão participativa das águas que consegue garantir água no semiárido diante de períodos consecutivos de escassez, graças ao trabalho da Cogerh, SRH, Sohidra e, principalmente, dos CBHs. A delegação cearense foi destaque mais uma vez na participação atuante e nas intervenções e apresentação de propostas durante toda programação do XVI ENCOB, que contou com 915 participantes.
“Quero parabenizar a todos(as) pela brilhante participação do Ceará no XVI ENCOB, destacando a união do grupo, ora coordenado pela Mires (Cogerh), e lembrando a solidariedade de todos(as) com o companheiro Cláudio Neto (que esteve doente e internado), cada um dando sua contribuição, especialmente àqueles que ficaram algum tempo o acompanhando, como o Alberto (Cogerh), o Cleuton, o Teúnas e seu Júlio César”, ressaltou o coordenador geral do FCCBH, Alcides Duarte.