Definida Operação do Açude João Pereira de Cavalho

O objetivo da liberação é atender o abastecimento humano das comunidades Cacimbas e Mata, em Tarrafas

No último dia 10 a COGERH, por meio da gerência regional de Iguatu, realizou a Reunião de Alocação Negociada das Águas do Açude João Pereira de Carvalho, mais conhecido como Açude Escondido.

A reunião aconteceu na Escola José Eutides Vilanova, na comunidade de Vilanova no município de Tarrafas-CE. O gerente regional da COGERH de Iguatu, Anatarino Torres, apresentou os dados técnicos do manancial, que possui 1,39 milhões de m³, e hoje se encontra com 906.590 m³, que representa 65,04% de sua capacidade e informou que o objetivo da operação é atender o abastecimento humano das comunidades Cacimbas e Mata, que ficam à jusante do açude, em um trecho de aproximadamente 7 km. A decisão foi tomada de forma consensual pelos usuários do açude Escondido, que definiram uma liberação pela válvula de 150 L/s em forma de descarga por 25 dias. Ficou acordado que não haverá nenhuma interferência no trecho no período da liberação e uma comissão fará o acompanhamento da operação.

Estiveram presentes na reunião 54 participantes; representando a prefeitura de Tarrafas estavam o secretário de Agricultura, Sr. Antônio Genúbio, e o secretário de Cultura, Sr. Antônio Cândido. A COGERH de Iguatu esteve representada, também, pelo coordenador do núcleo operacional Isaac Dias, a analista em gestão de recursos hídricos Isabel Cavalcante e a assistente administrativo Núbia Vitor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *