Teve como tema o “Cadastro Ambiental Rural (CAR)”, que consiste no planejamento ambiental e no combate ao desmatamento
Para capacitar os membros da Comissão Gestora do Sistema Hídrico Canoas, a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (COGERH), por meio da Gerência Regional da Sub-Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe, realizou no dia 25 de novembro, um curso como o tema “Cadastro Ambiental Rural (CAR)”, no auditório do Sindicato dos Trabalhadores Rurais, município de Assaré.
O curso foi ministrado pelo gestor ambiental da Superintendência Estadual do Meio Ambiente (SEMACE) e membro do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe, Raimundo Alves Cândido, e consiste no registro público eletrônico das informações ambientais dos imóveis rurais, visando ao planejamento ambiental, monitoramento, combate ao desmatamento e regularização ambiental.
A palestra foi considerada de grande importância para os pequenos produtores rurais presentes, visto que a Lei n° 12.651/2012 define que, após cinco anos de sua publicação, ou seja, a partir de 28 de maio de 2017, as instituições financeiras não poderão conceder crédito agrícola para os agricultores que não possuírem o CAR.
A reunião teve a participação de 43 membros, sendo 9 da Comissão Gestora. Representaram a Cogerh a coordenadora do Núcleo de Gestão, Hewelânya Uchôa, a analista em Gestão de Recursos Hídricos, Isabel Cavalcante, e o técnico de Gestão, Gutemberg Fernandes.
Assessoria de Comunicação e Marketing
Lúcia de Sousa Bernardino
Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos – Cogerh