O Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe – CSBHAJ esteve reunido na quarta-feira (10) no auditório do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Ceará – IFCE Campus Iguatu, para sua 20° Reunião Extraordinária. No encontro foram definidos os parâmetros de alocação de açudes isolados. Estiveram presentes 30 dos 40 representantes do colegiado.

Após abertura e leitura da ata da reunião anterior, houve a apresentação de informes referentes aos Parâmetros de Alocação Negociada dos açudes estratégicos da bacia do Alto Jaguaribe, com o gerente regional Anatarino Torres. Em seguida, foi definido o Processo de Adequação do CSBHAJ ao Regimento Interno quanto à quantidade de membros do colegiado, sendo prevista a inclusão de 10 membros. Sobre o mandato da atual diretoria do CSBHAJ, foi decidido pelo Comitê o envio de ofício ao Conselho Estadual de Recursos Hídricos – Conerh, solicitando a prorrogação do mandato até outubro de 2019, quando deve ser realizado o processo de renovação da diretoria.

A plenária definiu os parâmetros de vazões médias para alocação de três açudes isolados, sendo estes Arneiroz II, Muquém e Mamoeiro. Foram realizados encaminhamentos de ofícios ao DNOCS e a Sohidra. Os parâmetros mínimos e máximos de vazões definidos para alocação 2019.2 foram os seguintes: Açude Arneiroz II – de 0 a 30 L/S; Muquém – de 100 a 200 L/s e Mamoeiro de 0 a 100 L/s.

Por fim, foi realizada uma homenagem póstuma a Júlio Alves de Oliveira, que era membro do Comitê e faleceu no dia 14 de junho de 2019. Júlio representou o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Assaré-CE no CSBH Alto Jaguaribe entre 2006 e 2019.

Representando a gerência da Cogerh de Iguatu estiveram presentes o gerente regional Anatarino Torres, a coordenadora de gestão Hewelanya Uchôa, o coordenador técnico Isaac Dias, o técnico de gestão Gutemberg Fernandes e a Assistente Administrativa Núbia Vitor. A Secretaria de Recursos Hídricos – SRH, esteve representada pelo Sr. Luis Amisterdan de Oliveira – membro titular do Comitê.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *