Comitê do Alto Jaguaribe participa do I ERCOB Nordeste e reforça a importância da gestão compartilhada dos recursos hídricos

*Com informações do Governo da Paraíba

O Comitê da Sub-bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe marcou presença no I Encontro Regional de Comitês de Bacia – Nordeste e II Simpósio Paraibano de Recursos Hídricos, realizado em João Pessoa, Paraíba.

O evento, promovido pelo Governo da Paraíba, por meio da Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa), em parceria com o Fórum Nacional de Comitês de Bacias Hidrográficas do Brasil (FNCBH), reuniu representantes de comitês de bacias de diversos estados nordestinos para discutir a gestão dos recursos hídricos na região.

O evento ocorre até quarta-feira (29) para troca de conhecimento e cooperação na gestão dos recursos hídricos entre os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe.

Durante o encontro, a Cogerh, representada pelo Diretor Presidente Yuri Castro, apresentou uma palestra sobre a alocação negociada de água realizada no Ceará, assim como a complexa infraestrutura hídrica local.

Além disso, membros dos Comitês de Bacias Hidrográficas do Ceará estiveram presentes no evento, reforçando o compromisso em promover uma gestão participativa e sustentável dos recursos hídricos.

O encontro proporcionou uma importante troca de experiências entre os estados nordestinos, fortalecendo a governança dos recursos hídricos e a colaboração entre os diferentes atores envolvidos. A atuação da Cogerh e o intercâmbio com os demais membros de comitês de bacias do Nordeste é muito positivo para uma gestão cada vez mais integrada e sustentável dos recursos hídricos”, reforçou Yuri Castro, Diretor Presidente da Cogerh.

O coordenador do FNCBH, Maurício Scalon, disse que a realização de um evento como 1° Encontro de Comitês de Bacia — Nordeste mostra a sensibilidade que a gestão dos recursos hídricos tem conquistado na sociedade. “A gestão das águas é uma causa que deve ser abraçada por toda a sociedade. E, nesse ponto, é de suma importância a participação dos comitês em toda essa discussão, que se torna cada vez mais vital.

A secretária do Comitê da Bacia do Coreaú, Izabela Cristiane, comemorou a oportunidade de trocar experiências entre colegiados com outras realidades.

“Podemos aprender com as experiências de sucesso dos demais atores da Gestão dos Recursos Hídricos do Nordeste e debater temas de relevante impacto como mudanças climáticas, saneamento, Governança, adaptação e desenvolvimento, alocação negociada de água e muito mais, retornando para a nossa Bacia novas perspectivas de melhoria para a gestão participativa”, comentou Izabela.

A abertura oficial do 1° Encontro Regional de Comitês de Bacia — Nordeste e do 2° Simpósio Paraibano de Recursos Hídricos foi prestigiada pelo Governador da Paraíba, João Azevêdo, pelo presidente da Companhia de Águas e Esgoto da Paraíba (Cagepa), Marcos Vinícius; pelo diretor da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (Fiep), Guilherme Estrela, entre outras autoridades, estudantes, acadêmicos e especialistas em recursos hídricos.

Ao todo, foram mais de 600 inscritos. Quarenta trabalhos científicos serão apresentados no 2º Simpósio Paraibano de Recursos Hídricos. Durante as apresentações os estudos serão analisados por uma comissão avaliadora composta por uma equipe da Aesa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *