A Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, por meio do Conselho de Altos Estudos e Assuntos Estratégicos, segue promovendo seminários regionais do Pacto pelo Saneamento Básico no Estado. Desta vez, o encontro virtual foi com membros do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe, uma vez que os seminários são divididos por bacia hidrográfica.
O evento teve como foco a apresentação dos resultados preliminares do Cenário Atual do Saneamento Básico no Ceará. O seminário foi transmitido de forma virtual e contou com a participação de 139 participantes, entre membros e representantes de instituições e usuários de água que tem assento no comitê.
De acordo com Rosana Garjulli, coordenadora técnica do Pacto pelo Saneamento Básico, o intuito do projeto é promover a integração entre as mais diferentes instituições – públicas e privadas – e a sociedade, a fim de estabelecer metas e compromissos para fortalecer a política pública de saneamento, visando à universalização do serviço.
O produto final, conforme Garjulli, será um plano estratégico de saneamento básico, composto por cadernos divididos por eixos temáticos. Os próximos passos, após a explanação do cenário atual, contam com a elaboração de estratégias por meio de programas e projetos e, por fim, o estabelecimento de compromissos e metas, com mobilização de prefeituras, secretarias, órgãos do Governo Federal, iniciativa privada e entidades da sociedade civil.