O Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe elegeu novos membros durante a 21ª Reunião Extraordinária da entidade, ocorrida nesta quarta-feira (25), em Iguatu. O processo de renovação foi definido pela Comissão Coordenadora de Renovação. Foi criada também uma comissão para compor a Junta Eleitoral, que será responsável por definir os critérios do processo de renovação da diretoria do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe, composta pelos seguintes membros: Ceza Cristóvão, Ivan Eduardo, Luiz Alves e Santino Barbosa. Rosângela Teixeira e Erivan Anastácio, ambos integrantes do Comitê, apresentaram o Edital contendo os critérios para participação das instituições.
Foram eleitas as seguintes instituições:
Segmento Poder Público Municipal – Prefeitura de Catarina e Câmara Municipal de Antonina do Norte;
Segmento Usuários de Água – SAAE de Jucás, SAAE de Quixelô e CAGECE;
Segmento Sociedade Civil – Associação Comunitária de Jurema, Associação dos Moradores e Agricultores do Cardoso II e Associação dos Idosos de Santa Edwiges.
Participaram da reunião 25 instituições membros do Comitê e um total de 73 participantes. A COGERH de Iguatu esteve representada pelo gerente regional Anatarino Torres, a coordenadora de gestão Hewelânya Uchôa, os analistas em gestão de recursos hídricos Isabel Cavalcante e Cássio Sales, os técnicos Gutemberg Fernandes e Naiara Izídio e a assistente administrativo Núbia Vitor.
Comitês de Bacia
Os Comitês de Bacia são órgãos colegiados com representação em diferentes setores da sociedade: usuários de água, sociedade civil e poder público. No Ceará o colegiado dos Comitês obedecem a seguinte distribuição e percentual de participação: Usuários (30%); Sociedade Civil (30%); Poder Público Municipal (20%); Poder Público Estadual/Federal (20%).