O Comitê da Sub-bacia do Alto Jaguaribe aprovou nesta quarta-feira (3) os Programas e Ações do Plano de Recursos Hídricos de sua Região Hidrográfica, finalizando a 3ª e última etapa do processo de atualização do documento, no município de Iguatu, durante sua 41ª Reunião Extraordinária.

Os trabalhos para o plano iniciaram em julho de 2022, passando pela etapa de Diagnóstico e de Prognóstico até definir o plano de ação. As ações foram alocadas nos seguintes eixos temáticos: demanda hídrica, oferta hídrica, gerenciamento dos recursos hídricos, aspectos ambientais e político-institucional.

Esses programas devem conduzir ao alcance do objetivo estratégico do PRH, que visa proporcionar a melhoria da segurança hídrica e a minimização da ocorrência de conflitos pelo uso dos recursos hídricos.

Carla Beatriz, pesquisadora da Universidade Federal do Ceará (UFC), apresentou aos membros o trabalho com a planilha Matriz do Plano de Ação, destacando os principais pontos debatidos ao longo dos últimos meses com a plenária.

“Vivemos um dia incrível e histórico para nossa bacia. O Comitê está muito feliz pois passou um ano inteiro construindo o documento. Todas as instituições se uniram com a consciência de seus papéis para que a sociedade cearense tenha acesso à água de qualidade”, comemorou Rosângela Teixeira, presidente do Comitê do Alto Jaguaribe.

A equipe de pesquisadores da UFC/FUNCAP, consultores e o corpo técnico da Cogerh irão alterar pontos específicos sugeridos durante a reunião para retornar o documento à plenária.

Os documentos das outras etapas do PRH podem ser acessados aqui.

Câmaras Técnicas

Além disso, o Comitê aprovou as resoluções 4, 5 e 6 para três Câmaras Técnicas: “Meio ambiente e Educação ambiental”, “Mulheres pelas águas” e “Comunicação e Capacitação“. As CTs haviam sido criadas pelo colegiado durante a 77ª Reunião Ordinária, ocorrida em abril.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *