O Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica Alto Jaguaribe realizou nesta sexta-feira (22) sua 79ª Reunião Ordinária, em Iguatu. O evento teve como objetivo principal discutir e aprovar a alocação do Açude do Governo.

No encontro, o coordenador do Núcleo de Operações da Gerência Regional da Cogerh da sub-bacia do Alto, Cássio Sales, apresentou as vazões regularizadas para o Açude e os problemas da última liberação.

Atualmente, o reservatório está com 2,91 milhões de m³, equivalente a 85,51% de sua capacidade total.

Na apresentação, foram expostos três cenários, sendo aprovado por unanimidade da plenária o cenário com liberação de 50 litros por segundo (cenário 2), que permite uma operaço com até três descargas com vazão média de 100 L/s e percorrerá um trecho, de aproximadamente, 4,6 km, do Açude do Governo até o Riacho Carnaúba.

Além do debate sobre o tema listado, foi comentado sobre o direito que todos têm com a qualidade da água e os desafios que os indivíduos enfrentam para consegui-la. O valor deste recurso e a importância de ser usado com eficiência para que todos tenham o acesso também foi destacado.

Ademais, membros da plenária compartilharam suas preocupações com as queimadas pertinentes na região do Alto Jaguaribe. A presidente do colegiado, Rosângela Teixeira, afirmou que irá realizar um seminário com o tema para articular com as instituições do município, como o corpo de bombeiros, prefeitura e outros.

Finalizando o encontro que obteve 65 participantes junto com a Comissão de Acompanhamento, que ficou formada pelos representantes de montante e jusante, prefeitura municipal e CSBHAJ, foi acordado que todas as decisões serão colocadas em prática o mais rápido possível.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *