O Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe realizou nesta segunda-feira (30), de forma virtual, sua 40ª Reunião Extraordinária. O evento teve como objetivo principal a aprovação do Prognóstico do Plano de Recursos Hídricos do Alto Jaguaribe e aprovação do Relatório Anual de Atividades 2022.
O Prognóstico consiste na análise do balanço hídrico da região, considerando cenários possíveis que possam embasar a tomada de decisões futuras e aborda a situação de partida das variáveis chaves, projeção populacional, oferta hídrica em cenário de mudança de clima e os cenários prospectivos. O documento finaliza a 2ª etapa do Plano de Recursos Hídricos da Região e foi aprovado por unanimidade pelo colegiado.
Na reunião, a plenária aprovou também o Relatório das Atividades Realizadas de 2022 e as Resoluções 01, 02 e 03/2023 do Comitê que dispõem respectivamente sobre: aprovação do Planejamento 2023 do CSBHAJ; aprovação do Relatório das Atividades 2022 do CSBHAJ; a criação da Câmara Técnica do Plano de Recursos Hídricos do CSBHAJ.
Homenageados para as Comendas 2023
A plenária do Comitê aprovou as Entidades/Instituições com seus respectivos membros titular e suplente que serão homenageados e receberão as comendas “Alto Jaguaribe” e “Honra ao Mérito – 14 de maio” no ano de 2023.
Os escolhidos para comenda “Alto Jaguaribe” são: Associação Frutivalle dos Fruticultores de Cariús-CE; Fórum Permanente de Sustentabilidade do Centro Sul Cearense; Prefeitura Municipal de Acopiara e Instituto Chico Mendes da Biodiversidade e Meio Ambiente ICMBIO.
Com a comenda “Honra ao mérito – 14 de maio” foram: Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Quixelô-CE; COGERH – João Lúcio Farias; Associação dos Idosos de Santa Edwirges; Prefeitura Municipal de Iguatu e Secretaria de Recursos Hídricos SRH.
Avaliação da Alocação 2022.2 dos açudes isolados
O gerente regional, Isaac Dias, apresentou o acumulado de chuvas em dezembro e Janeiro da sub-bacia e o Prognóstico climático divulgado pela Funceme para o Trimestre FEV-MAR- ABR 2023.
Após esse momento, o gerente seguiu aos dados da Avaliação das Alocações 2022.2 dos açudes feita pela Companhia. Isaac destacou que os reservatórios apresentaram volume realizado (final) superior ao volume simulado durante a reunião de alocação em julho de 2022, como exibido abaixo.
Operação Emergencial 2023.1
A Operação Emergencial 2023.1 dos açudes Arneiroz II e do Muquém foi aprovada sem ressalva pela plenária.
O cenário para o Arneiroz II será de vazão de 50 l/s só pra abastecimento humano da sede e da comunidade de Boqueirão. Hoje, o reservatório se encontra com 110,21 milhões de m³, equivalente a 61,87% de sua capacidade.
Já o cenário para a operação do Muquém será de vazão de 50 l/s para perenização de até 11km e assegurar o abastecimento das sedes de Cariús e de Jucás, com liberação constante mas com vazões variáveis de acordo com a necessidade. O reservatório atualmente está com 44,53 milhões de m³, equivalente a 95,67% de sua capacidade.
Manutenção do Açude Trussu
Após a definição, a plenária discutiu a atual situação da parede do Açude Trussu. Na ocasião, o colegiado formou uma Comissão para acompanhar ações referentes a recuperação da infraestrutura da parede do reservatório. Luiz Alves, Rita Clares, Rosângela Teixeira e Neto Braga farão parte da comissão.