Comitê do Alto do Jaguaribe cria três Câmaras Técnicas e preenche vacância no colegiado

Comitê da Sub-bacia Hidrográfica do Alto do Jaguaribe realizou sua 77ª Reunião Ordinária, na sexta–feira (31), de forma virtual. No início, o gerente regional da Cogerh de Iguatu, Isaac Soares, apresentou o vídeo Institucional da Companhia.

Vídeo Institucional da Cogerh

Durante o encontro, a plenária aprovou a criação de três Câmaras Técnicas: “Meio Ambiente e Educação Ambiental”; “Mulheres pelas Águas do CSBHAJ” e “Capacitação e Comunicação”.

Na oportunidade, também foi preenchida uma vacância do Comitê no segmento Poder Público Municipal, sendo aprovada a Secretaria de Meio Ambiente do município de Parambu.

Semana da Água

A presidente do Comitê, Rosângela Teixeira, e a Assistente Administrativa, Núbia Vitor, apresentaram as várias ações realizadas durante a semana em alusão ao Dia Mundial da Água, celebrado em 22 de março.

Dentre os eventos, ocorreram Rodas de Conversas, Oficinas, Concursos e Palestras em cinco municípios da Sub-Bacia do Alto Jaguaribe.

Confira a programação da Semana da Água 2023 do CSBHAJ.

Comissão de Acompanhamento dos Vales

Em seguida, foi escolhido um membro do colegiado para compor a completar a Comissão de Acompanhamento dos Vales: Castanhão, Orós e Banabuiú. Assim, a Comissão ficou composta por: Paulo Landim, CDL de Orós; Maria Nascimento, Igreja Católica de Quixelô; Erivan Anastácio, DNOCS; José Flávio, STTR Orós; Rosângela Teixeira da Associação Catolé de Cariús; Erivaldo Barbosa, EMATERCE de Iguatu; José Martins, Prefeitura Municipal de Catarina; Manoel Timóteo, Associação de Moradores do Sítio Juremas de Jucás; Francisco Silva, Prefeitura Municipal de Quixelô; e o novo integrante Luiz Alves de Araújo da Associação de Moradores e Agricultura do Cardoso II.

Além disso, Rosângela Teixeira sugeriu aos presentes uma capacitação sobre “Cadastro de Barragens”, no qual foi bem acolhida pela plenária.

Por fim, Isaac fez uma apresentação sobre a atual situação dos açudes da Bacia do Alto Jaguaribe, na qual quatro reservatórios continuam sangrando: Caldeirões, em Saboeiro, Muquém, em Cariús, Quincoé, em Acopiara e Valério, em Altaneira.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *