Saldo final da operação de alocação foi positivo
A Comissão Gestora e representantes da sociedade civil realizou nesta quarta-feira (16), na Câmara Municipal de Quixelô, a Reunião de Avaliação da Operação de Alocação 2021.2 do Açude Faé.
O reservatório, barrado pelo Riacho Faé, atualmente encontra-se com 72,23% de sua capacidade. A alocação foi aprovada na plenária da 70° Reunião Ordinária, em junho de 2021, e avaliada na 34° Reunião Extraordinária pelo Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe.
O coordenador de operação, Cássio Sales, detalhou a operação do reservatório, que teve a vazão média aprovada de 80 L/s para o período de julho de 2021 a janeiro de 2022, em forma de descarga.
No comparativo entre o volume simulado e o realizado, o saldo foi positivo: o Faé fechou janeiro com 9,36 hm³, 0,96 hm³ a mais que o esperado, conforme exposto no gráfico abaixo.
Cássio também explanou sobre a pré-estação chuvosa, ações de monitoramento e fiscalização realizada pela Cogerh durante a operação.
Participaram da reunião, representantes de 09 das 10 instituições que compõe a Comissão Gestora do Açude Faé e um total de 25 participantes. A Cogerh esteve representada pelo gerente regional Isaac Dias, os coordenadores Cássio Sales e Hewelanya Uchôa, o técnico Gutemberg Fernandes, a assistente administrativa Núbia Vitor e a estagiária Sherida Gomes.