No último dia 14, a COGERH, por meio da gerência regional de Iguatu, realizou o Seminário de Renovação da Comissão Gestora do Açude Roberto Costa, mais conhecido por Trussu.

O evento aconteceu no Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia – IFCE de Iguatu, e contou com a participação de 64 representantes de instituições do poder público, da sociedade civil e usuários de água dos municípios de Iguatu, Acopiara e Quixelô. No evento o gerente regional da COGERH de Iguatu, Anatarino Torres, apresentou as características geoambientais da bacia do rio Trussu e os dados técnicos do açude Roberto Costa, que encontra hoje com 1,81% de sua capacidade volumétrica, representando 4,88 milhões de m³. Já a analista em gestão de recursos hídricos Isabel Cavalcante apresentou sobre o trabalho com a gestão integrada, descentralizada e participativa dos recursos hídricos no Estado do Ceará e um histórico da Comissão Gestora do açude Trussu.

A presidente do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe, Rosângela Teixeira, empossou os membros eleitos ao final do evento. A COGERH de Iguatu esteve representada, também, pela coordenadora de gestão Hewelânya Uchôa, a assistente administrativo Núbia Vitor e a técnica Naiara Izídio. Os alunos da primeira turma do curso de geografia do IFCE de Iguatu participaram do evento. A Comissão Gestora do Açude Trussu ficou com a seguinte composição de 15 membros:

  • Sociedade Civil:

  1. Igreja Católica de Quixelô

  2. SENAR

  3. SINRURAL

  4. SAFER

  5. Elo Amigo

  6. FECIC

  • Usuários de Água:

  1. SAAE de Iguatu

  2. CAGECE

  3. Associação de Produtores do Sítio Gameleira

  4. Colônia de Pescadores Z 41

  5. Irrigante Cícero Mendes

  6. Irrigante Luís Ernades Gonçalves

  • Poder Público:

  1. Prefeitura Municipal de Iguatu

  2. EMATERCE

  3. DNOCS

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *