O município de Cariús recebeu na manhã desta quinta-feira (24) o Seminário de Renovação da Comissão Gestora do Açude Muquém. O mandato da nova gestão é de 2018-2022.
A nova composição da Comissão Gestora seguiu as porcentagens legais de 40% de usuários de água, 40% da sociedade civil e 20% do poder público, sendo composta por 25 membros representantes das Entidades/Instituições dos municípios de Iguatu, Jucás e Cariús.
A situação atual do reservatório Muquém foi pauta do encontro. O açude se encontra com 9.730,000 m³, valor equivalente a 20,9 % de sua capacidade volumétrica. Na ocasião, a analista de gestão dos recursos hídricos, Isabel Cavalcante, apresentou o processo de gestão participativa dos Recursos Hídricos no Ceará e os aspectos metodológicos para formação das Comissões Gestoras de Sistemas Hídricos isolados na Sub-Bacia do Alto Jaguaribe, conforme legislação vigente.
O evento contou com 41 participantes, entre membros do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe e também da gerência da COGERH de Iguatu. Entre os técnicos presentes estavam: Hewelanya Uchôa, Isabel Cavalcante, Gutemberg Fernandes (Técnico de Gestão), Naiara Isídio (Assistente Administrativa) e Ronaldo Lopes (Agente de Guarda e Inspeção do Reservatório-AGIR do Muquém).