Nesta quarta-feira (19), a Comissão Gestora do açude Muquém, junto à Cogerh, por meio da Gerência Regional da sub-bacia do Alto Jaguaribe, se reuniu no auditório do Salão Paroquial de Cariús para acompanhar a avaliação da alocação 2024.2 e a operação emergencial de 2025.1 do reservatório.
Na ocasião, o Coordenador do Núcleo de Operações da regional da Cogerh do Alto Jaguaribe, Cássio Sales, apresentou as precipitações do mês de dezembro de 2024 e janeiro de 2025, a quadra chuvosa do Ceará desse ano, a situação atual do reservatório e o histórico da operação.

O açude Muquém está atualmente com 35,88 milhões de m³, equivalente a 77,08% de
sua capacidade total, e abastece os municípios de Cariús e Jucás, perenizando um trecho de 10 km de extensão, que além do uso para abastecimento humano, vem sendo utilizada para dessedentação animal e irrigação.
Ademais, também foi apresentada a operação emergencial de 2025.1 do açude
Muquém.
Cenário emergencial apresentado para o açude Muquém:
• Cenário 01 – 100 L/s que pereniza até 10 km e assegura o abastecimento
humano na sede de Cariús – liberação constante mas com vazões variáveis
de acordo com a necessidade.
A Comissão Gestora aprovou por unanimidade o cenário emergencial apresentado para o reservatório, cujo início ocorrerá se houver a necessidade.

Estiveram presentes 24 participantes, sendo doze membros da Comissão Gestora do Muquém. Pela Cogerh, estiveram presentes o coordenador do Núcleo de Gestão Participativa, José Teixeira, a Auxiliar Técnica, Shérida Gomes e a Auxiliar Técnico Administrativo, Núbia Vitor.
