Nesta quarta-feira (23), a Comissão Gestora do açude Mamoeiro, junto à Cogerh, por meio da Gerência Regional da sub-bacia do Alto Jaguaribe, se reuniu para acompanhar a Operação 2024.2 do açude Mamoeiro, em Antonina do Norte.
Na ocasião, o Coordenador do Núcleo de Operações da regional, Cássio Sales, apresentou a situação atual do reservatório, o trecho perenizado, o histórico da operação e o cenário de liberação aprovado na última reunião.
Cenário aprovado no último encontro:
• Cenário 02 – 50 L/s que pereniza um trecho de até 10 km se a vazão constante for de 50 L/s. Se a operação ocorrer em forma de descarga pode chegar a até 25 km. Nesse caso, seria uma descarga de 300 L/s com início em 16 de setembro e término em 21 de outubro.
O açude Mamoeiro está atualmente com 14,83 milhões de m³, equivalente a 89,15% de sua capacidade total e abastece apenas o município de Antonina do Norte, através de uma captação na Bacia Hidráulica. Além disso, o reservatório possibilita outros usos, como irrigação e dessedentação animal quando há a liberação.
A operação teve seu início em 16 de setembro e se encerrou no dia 21 de outubro de 2024 como foi aprovado pela Comissão em julho, com saldo positivo de 1,54 milhões de m³ no seu volume.
Estiveram presentes 12 participantes, sendo sete membros da Comissão Gestora do Mamoeiro. Pela Cogerh, estiveram presentes o coordenador do Núcleo de Gestão Participativa, José Teixeira e a assistente administrativo Núbia Vitor.