No último dia 19 a COGERH, por meio da Gerência Regional de Iguatu, realizou o Seminário de Renovação da Comissão Gestora do Sistema Hídrico Faé.
O evento foi realizado na Câmara Municipal de Quixelô, e contou com a participação de 22 pessoas, representando a sociedade civil, os usuários de água e o poder público local. O açude Faé fica localizado no município de Quixelô, possui capacidade de acumulação de 24,4 milhões de m³, entretanto encontra-se seco desde o ano de 2015. No primeiro momento da reunião ocorreu uma apresentação do gerente regional da COGERH de Iguatu, Anatarino Torres, sobre as características geoambientais da bacia do rio Faé. Em seguida a analista Isabel Cavalcante apresentou o trabalho de gestão dos recursos hídricos no Ceará e um breve histórico da Comissão Gestora do Açude Faé.
A Comissão ficou composta por 10 membros:
-
Usuários de Água:
-
SAAE de Quixelô;
-
Associação Nossa Senhora das Graças;
-
Usuário do Sítio Carnaubinha do Faé;
-
Usuário do Sítio Alto
-
Sociedade Civil:
-
Igreja Católica de Quixelô;
-
Instituto Cultural e Econômico de Quixelô;
-
Associação do Sítio Tapuio;
-
Associação de Moradores e Agricultores de Angico II e Santa Maria
-
Poder Público:
-
Prefeitura de Quixelô;
-
EMATERCE
A COGERH de Iguatu esteve representada, também, pela coordenadora de gestão Hewelânya Uchôa, a assistente administrativo Núbia Vitor e o Agente de Guarda e Inspeção do Reservatório (AGIR) Silderlândio Alves.