Avaliação da Alocação 2022.2
A Comissão Gestora do Açude Canoas realizou nesta quinta-feira (16), junto à Cogerh, sua 15ª Reunião Ordinária, na Ematerce do Município de Assaré, para avaliação da Operação de Alocação 2022.2 do reservatório.
Inicialmente, a presidente do Comitê do Alto Jaguaribe, Rosângela Teixeira, falou da importância da água baseada na realidade da Comunidade local e do trabalho que a Comissão Gestora desenvolve em parceria com a Cogerh.
O coordenador do Núcleo de Operação da Cogerh de Iguatu, Cássio Sales. apresentou o acumulado de chuvas em dezembro e em Janeiro da sub-bacia, além do Prognóstico climático da Funceme, indicando que há 50% de probabilidade da quadra chuvosa cearense ser acima da média.
Também apresentou o aporte dos açudes da bacia, destacando o Açude Canoas que, no período de 01/01 a 14/02/23, teve um aporte de 0,8 milhões de m³. Atualmente, o reservatório está com volume de 31,1 milhões de m³, equivalente a 44,9% de sua capacidade total.
Em seguida, apresentou o histórico da operação e lembrou o cenário aprovado de 150 L/s para o período de junho a janeiro, com vazão média de 44 L/s. Ao fim da operação, foi observado um saldo positivo de 6 milhões de m³ em comparação ao volume simulado na alocação.
Capacitação Anual da Comissão Gestora
Por fim, foi sugerido pelos presentes que a Capacitação da comissão gestora do Canoas fosse realizada em junho, na semana do Meio Ambiente, em forma de Seminário com a temática: “Recursos Hídrico Meio Ambiente e Recolhimento de Embalagens de Agrotóxicas”.
O evento contou com a presença de 24 participantes, sendo 15 membros da Comissão Gestora e Pela gerência regional da Cogerh de Iguatu, participaram coordenador do núcleo de Operação da Cogerh de Iguatu, Cássio Sales; a coordenadora do núcleo de Gestão Participativa, Hewelanya Uchôa e a assistente administrativa, Shérida Gomes.