No último dia 14 a COGERH, por meio da Gerência Regional de Iguatu, realizou o Seminário de Renovação da Comissão Gestora do Açude Benguê.
O evento foi realizado no Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) de Aiuaba e contou com a participação de representantes da sociedade civil, do poder público municipal e dos usuários do açude Benguê. Na ocasião o gerente regional da COGERH de Iguatu, Anatarino Torres, fez uma breve apresentação sobre as características geoambientais da bacia do rio Umbuzeiro e os dados técnicos do açude Benguê, que se encontra atualmente com 9,18% de sua capacidade volumétrica, que representa 1,65 milhões de m³. A segunda apresentação foi ministrada pela analista em gestão de recursos hídricos Isabel Cavalcante, sobre a gestão integrada, descentralizada e participativa dos recursos hídricos no Estado do Ceará e um breve histórico da Comissão Gestora do açude Benguê, que teve sua primeira composição formada no ano de 2016.
Estiveram presentes 31 participantes. Após as apresentações a plenária definiu que a Comissão Gestora será composta por 10 membros durante o mandato 2020-2024, com a seguinte composição:
Sociedade Civil:
Associação Comunitária do Sítio Porteiras
Associação Comunitária de São Nicolau
Associação dos Criadores de Aiuaba
Associação Comunitária do Sítio Porteiras
Usuários de Água:
SAAE de Aiuaba
Usuário do São Nicolau de Baixo
Usuária do Sitio Cachoeirinha
Usuário do Sitio Alecrim
Poder Público:
Câmara Municipal de Aiuaba
Prefeitura Municipal de Aiuaba
A COGERH de Iguatu esteve representada também, pela coordenadora de gestão Hewelânya Uchôa, a assistente administrativo Núbia Vitor e o Agente de Guarda e Inspeção do Reservatório (AGIR) Ernilson Mota.