Comissão Gestora do açude Arneiroz II e UFC discutem criação de Plano de Seca para o hidrossistema

Na quinta-feira (07), em Tauá, os professores da Universidade Federal do Ceará (UFC) de Crateús, Alan Michell Barros, Luana Viana Costa e Sabrina Oliveira Delmondes, apresentaram os Planos de Gestão Proativas de Secas, destacando as características, abordagens, metodologias e a importância da participação das gerências regionais.

Os Planos buscam criar, a curto prazo, instrumentos para diminuir os impactos da seca, antes mesmo dela acontecer, considerando demandas e ofertas existentes em cada contexto regional.

Durante o momento, houveram dinâmicas colaborativas e a aplicação de um questionário com perguntas sobre os principais conflitos e impactos da seca, focando em maneiras para reduzir seus efeitos nesse contexto.

Acompanhamento da Operação do reservatório

Após a apresentação, a Comissão Gestora do açude Arneiroz II, junto à Cogerh, por meio da Gerência Regional da sub-bacia do Alto Jaguaribe, se reuniu para acompanhar a Operação 2024.2 do açude Arneiroz II.

Na ocasião, o Coordenador do Núcleo de Operações da regional, Cássio Sales, apresentou a situação atual do reservatório, o trecho perenizado, o histórico da operação e o cenário de liberação aprovado na última reunião.

Cenário aprovado no último encontro:

* Cenário 03 – 600 L/s com a necessidade de poço grande. Liberação de 1100 L/s também possibilitando pequenas descargas para o abastecimento da comunidade de Boqueirão, quando necessário.

O açude Arneiroz II está atualmente com 127,57 milhões de m³, equivalente a 71,60% de sua capacidade total e seu abastecimento é dividido em montante (pelo lago do reservatório) e jusante (por liberação). Como montante, o reservatório abastece Tauá e o Distrito do Planalto. Como jusante, abastece a Comunidade de Boqueirão, Arneiroz, Saboeiro, Comunidade de Barrinha e Comunidade de Poço Grande.

A operação teve seu início em 01 de setembro e se encerrará no dia 01 de dezembro de 2024, como foi aprovado pela Comissão Gestora em julho, com saldo positivo de 10,47 milhões de m³ no seu volume.

Estiveram presentes 26 participantes, sendo doze membros da Comissão Gestora do Arneiroz II. Pela Cogerh, estiveram presentes o Coordenador do Núcleo de Gestão Participativa, José Teixeira, a Auxiliar Técnica, Shérida Gomes e a Auxiliar Técnico Administrativo, Núbia Vitor.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *