No dia 17 de setembro a COGERH, por meio da Gerência Regional de Iguatu, realizou a Reunião de Alocação Negociada do açude Mamoeiro.

A reunião ocorreu na Escola de Ensino Fundamental e Médio Antônio Mota, localizada no Centro de Antonina do Norte-CE. Essa é a primeira operação do açude Mamoeiro que foi concluído no ano de 2013 e possui capacidade de acumulação de 20,4 milhões de metros cúbicos. Na ocasião a coordenadora gestão Hewelânya Uchôa apresentou os eixos de atuação da COGERH, o processo de Alocação Negociada de Água no Ceará, os órgãos colegiados integrantes do Sistema Integrado de Gestão de Recursos Hídricos, a atuação do Comitê da Sub-Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe e das Comissões Gestoras. O gerente regional Anatarino Torres apresentou os dados técnicos do açude Mamoeiro que se encontra com 60% da sua capacidade volumétrica, o equivalente a 12,2 milhões de metros cúbicos e possui demanda atual de 25 L/s.

Após o debate foi definido, de maneira consensual, a liberação da vazão de 300 L/s em forma de descarga durante 30 dias. Na ocasião foi formada a Comissão de Acompanhamento desta operação, composta pelos seguintes membros: Lourival Rufino (Agrovila Mamoeiro); Maria da Penha Santana (Associação Riacho Fundo); Francisco Pereira Santana (Associação Pedra da Cruz); Pedro Cavalcante (Associação Espírito Santo e Rocinha); Francisco Sílvio Sampaio Neto (Associação Várzea Nova); Fabiana Pereira de Oliveira (Sítio Várzea Nova); Agnelo Onofre Leonel (EMATERCE); Antônio Dias (Secretário Municipal de Agricultura); Orlando de Oliveira Morais (Câmara Municipal); Antônio Rômulo Sampaio Ribeiro (Câmara Municipal); Santino Barbosa de Souza (Câmara Municipal).

Estiveram presentes representantes instituições dos diversos segmentos, além de usuários de água de Antonina do Norte, no total de 46 participantes. A COGERH/Iguatu esteve também representada pelo analista Cássio Sales e a técnica Naiara Izídio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *