Conhecido como Trussu, o reservatório abastece as sedes de Iguatu e Acopiara

Membros da Comissão Gestora do Açude Roberto Costa (Trussu) e a Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh)/Iguatu estiveram em Reunião Ordinária da Comissão Gestora do Açude Roberto Costa (Trussu), para Avaliação da Operação 2017.2 e Operação Emergencial 2018.1, no dia 24 de janeiro, no Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (Ifce)/Campos Areias, em Iguatu.O açude Trussu é responsável pelo abastecimento humano das sedes de Iguatu e Acopiara, por meio de adutora. Atualmente, o reservatório está com 7,8% de sua capacidade (20.964.000 m³). Na Alocação de 2017, a Comissão Gestora deliberou pelo fechamento da válvula do reservatório e, após o período de 01/07/2017 à 24//01/2018, o açude apresentou um saldo positivo de 2.508.790 m³.

Na reunião, também, foi apresentada a previsão divulgada pela Fundação Cearense de Meteorologia e Recursos Hídricos (Funceme), referente ao trimestre fevereiro/março/abril de 2018, havendo a probabilidade de 40% de chuvas acima da média, 35% de ocorrência de chuvas na média e 25% de chuvas abaixo da média no Ceará.

A Comissão Gestora escolheu o tema Instrumento de Outorga para Capacitação de 2018. A data ainda será divulgada.

Da Cogerh/Iguatu estiveram o coordenador de Operações, Mardonio Mapurunga, os analistas, Anatarino Torres e Isabel Cavalcante, o técnico da Gestão, Gutemberg Fernandes, e a assistente administrativa, Naiara Izídio. A Comissão Gestora esteve representada por 12, dos 20 membros que a compõe.

 

Isabel Cavalcante do Amaral
Analista em Gestão de Recursos Hídricos
Gerência Regional da Sub-Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe
Núcleo de Gestão / COGERH-Iguatu

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *