A Comissão Gestora do Açude Muquém definiu uma vazão média de 280 l/s
A definição da operação do açude Muquém, localizado na bacia do Alto Jaguaribe, para o período 2016.2, foi discutida pela Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh)/Iguatu, no dia 23 de junho, na Reunião de Alocação Negociada das Águas do Açude Muquém, no município de Cariús.
O coordenador do Núcleo de Operações da Cogerh/Iguatu, Mardonio Mapurunga, apresentou os dados técnicos do açude Muquém, que se encontra atualmente com 29,2% de sua capacidade, e sua demanda para abastecimento humano das sedes municipais de Jucás e Cariús, e de comunidades e Distritos no trecho do rio Jaguaribe.
A necessidade do uso mais consciente da água foi discutido, mediante momento de dificuldade hídrica de toda a região. A Comissão Gestora do Açude Muquém, representada por 11 instituições membros, definiu de forma consensual uma vazão média de 280 l/s para operação do açude Muquém no período 2016.2.
A reunião, também, teve a presença de representantes de usuários locais. Da Cogerh/Iguatu ainda estiveram a coordenadora do Núcleo de Gestão, Hewelânya Uchôa, a analista de Gestão, Isabel Cavalcante, e o técnico de Gestão, Gutemberg Fernandes.
Assessoria de Comunicação e Marketing
Rafaele Esmeraldo Menezes
Companhia de Gestão dos Recursos Hídricos (Cogerh)
Fone: + 55 85 3218.7024
rafaele.esmeraldo@cogerh.com.br
Twitter: @Cogerh_ce
Facebook:https://www.facebook.com/cogerh