Dos 138 açudes monitorados pela Cogerh em parceria com O DNOCS, cinco já sangraram em 2012 e quatro permanecem sangrando. O último reservatório que atingiu a capacidade máxima foi o Muquém, em Cariús, Bacia do Alto Jaguaribe, que sangrou hoje (26). Os outros três são: Valério, em Altaneira, Bacia do Alto Jaguaribe, Rosário, Lavras da Mangabeira e Junco, no município de Granjeiro, ambos pertencentes a Bacia do Salgado. O Tijuquinha, em Baturité, nas Bacias Metropolitanas, foi o primeiro a sangrar em 2012 e parou no dia 13 de março.
No momento seis açudes estão com a capacidade acima de 90%: Orós, o segundo maior do Ceará, localizado no município de mesmo nome, pertencente a Bacia do Alto Jaguaribe, Gavião, em Pacatuba e Tijuquinha, em Baturité, Bacias Metropolitanas, Ubaldinho, em Cedro, Bacia do Salgado, Açude Quixeramobim, em Quixeramobim, Bacia do Banabuiú e Trussu, em Iguatu, na Bacia do Alto Jaguaribe.
Oito açudes estão com o nível acima de 80%: Jaburu I, em Ubajara, Bacia do Parnaíba, Aracoiaba, em Aracoiaba e Batente, em Ocara, ambos das Bacias Metropolitanas, Acaraú Mirim, em Massapê, Bacia do Acaraú, Diamante, em Coreaú, Bacia do Coreaú, Cachoeira, em Aurora e Tatajuba, em Icó, Bacia do Salgado e Capitão Mor, em Pedra Branca, Bacia do Banabuiú.
O acúmulo dos 138 reservatórios estão atualmente, com 69,98%, o que representa mais de 12 bilhões de metros cúbicos, dos 18 bilhões de metros cúbicos da capacidade total do Estado do Ceará.
26.03.2012
Assessoria de Comunicação e Marketing da Cogerh
Vanja Boaventura – 85 3218.7024/3218.7025.