No que tange ao eixo relacionado à água, no PAC 2, além da conclusão das obras do trecho IV do Eixão das Águas, que foi inaugurado em novembro do ano passado, o documento chama a atenção para a quinta etapa do projeto, que está com 84% realizados. Ao todo, serão 55,1 quilômetros de extensão, saindo do Gavião e rumando ao Pecém, abastecendo empreendimentos como a siderúrgica, a refinaria e demais empresas do Complexo Industrial e Portuário.
A entrega está prevista para junho deste ano, sendo que até abril, a meta é executar até 94% da obra. No total, o Eixão, que vai do Castanhão a São Gonçalo do Amarante, terá 255 quilômetros, e tem seu cronograma considerado em ritmo adequado. Até 2014, serão aplicados mais R$ 81,2 milhões.
Barragens e irrigação
Ainda em 2011, foram concluídas as barragens de Missi e Riacho da Serra. Por outro lado, a de Fronteiras (Inhamuns) está em ação preparatória, com a de Figueiredo, em Alto Santo, em execução. Obras de irrigação inseridas no PAC2 também foram citadas, como a primeira e segunda fases do Baixo Acaraú, Araras Norte e Tabuleiros de Russas, todas em fase de execução. Em relação ao esgotamento sanitário, com 30% prontos, aparece a implantação e ampliação do sistema de esgotamento sanitário de Fortaleza para atender as bacias dos rios Siqueira e Cocó.