A Comissão Gestora do Açude Faé realizou nesta sexta-feira (24), junto à Cogerh, sua 8ª Reunião Ordinária no município de Quixelô, para avaliação da Operação de Alocação 2022.2 do reservatório.
Avaliação da Alocação 2022.2
O coordenador do núcleo de Operação da Cogerh de Iguatu, Cássio Sales, apresentou o acumulado de chuvas em dezembro e em Janeiro da sub-bacia, além do Prognóstico climático da Funceme, indicando que há 40% de probabilidade da quadra chuvosa cearense ser acima da média.
Cássio também apresentou o aporte dos açudes da bacia, destacando o Açude Faé que, no período de 01/01 a 23/02/23, teve um aporte de 0,4 milhão de m³. Atualmente, o reservatório está com volume de 10,45 milhões de m³, equivalente a 81,7% de sua capacidade total.
Durante a operação do 2º semestre de 2022 do açude, a vazão alocada foi 100 litros por segundo (l/s), porém, a vazão operada foi de 75 l/s. Ao final da operação, no dia 31 de janeiro, a diferença foi positiva, com o reservatório constando 2,33 milhões de m³ a mais que o simulado na alocação.
Capacitação Anual da Comissão Gestora
Por fim, foi sugerido pelos presentes alguns temas para a Capacitação da Comissão, com o tema “Mudanças Ambientais e Climáticas na Geração de Rendas” sendo o preterido pela plenária.