Liberação de água do Açude Trussu, em Iguatu, é definida para até janeiro de 2026

A Comissão Gestora do Açude Trussu definiu, na quarta-feira (23), junto à Cogerh, por meio da Regional da sub-bacia do Alto Jaguaribe, a operação de Alocação das Águas do reservatório para 2025.2 (até janeiro de 2026), na Gerência Regional da COGERH de Iguatu.

O gerente da regional, Welliton Ferreira, apresentou as precipitações de fevereiro a maio de 2025, as classificações de criticidade e a evolução volumétrica do Estado do Ceará.

O Trussu, localizado no município de Iguatu, está com 243,3 milhões de m³, equivalente a 95,32% de sua capacidade.

Foram apresentadas à plenária três cenários de liberação:

Cenário 01 – 0 L/s: com abastecimento somente da sede municipal de Iguatu e usos de montante.

Cenário 02 – 150 L/s: esse cenário possibilita uma descarga de 270 L/s por 120 dias para atender a demanda do trecho de 36 km até o Sítio Barra, em Iguatu. A data da liberação será alinhada com a Comissão Gestora.

Cenário 03 – 300 L/s: esse cenário possibilita uma perenização contínua de 300 L/s até o Sítio Botão, em Quixelô.

A Comissão aprovou por unanimidade o cenário 03 com a vazão média de 300 L/s, dando início em julho de 2025 e término em janeiro de 2026.

Posse de novos membros

Além disso, também houve a Posse dos novos membros da Comissão Gestora do Sistema Hídrico Trussu para mandato 2025-2029. As entidades/instituições apossadas foram:

  • Usuário de Água do Sítio Barra I
  • Faculdade Integrada do Ceará (UNIFIC) de Iguatu
  • EMATERCE de Iguatu
  • Prefeitura Municipal (Secretaria de Agricultura) de Iguatu
  • Associação dos Idosos de Santa Edwiges de Iguatu
  • Colônia de Pescadores Z-41
  • Sindicato dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares (SAFER) de Iguatu
  • Igreja Católica de Quixelô
  • CAGECE de Acopiara

Estiveram presentes 29 participantes, sendo nove membros da Comissão Gestora do Trussu. Pela Cogerh, estiveram presentes o coordenador do Núcleo de Gestão Participativa, José Teixeira,  o Gerente da Regional, Welliton Ferreira, a Assistente Administrativo, Roberta Meireles e a Auxiliar Técnica, Núbia Vitor.

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