Nesta terça-feira (2), no auditório da Universidade Integrada do Ceará, em Iguatu, o Comitê da Sub-Bacia do Alto Jaguaribe realizou sua 88º Reunião Ordinária.

Em seguida, os professores da Universidade Federal do Ceará campus Crateús, Luana Viana e Alan Michel apresentaram a validação do plano de secas do hidrossistema Canoas.
Alan apresentou as características do plano, como a gestão de risco de crise proativa e reativa, as orientações em períodos de seca, que serão divididos em quatro estágios: normal, alerta,seca e seca severa”.
Já foi criada a câmara técnica do plano de bacias para monitoramento e possíveis ajustes.

O documento foi aprovado por unanimidade pela plenária.Sobre o Plano:.
O Plano de Secas é coordenado pela Universidade Federal do Ceará (UFC), através do Programa Cientista Chefe, em parceria com a Companhia de Gestão de Recursos Hídricos (Cogerh).
O projeto está institucionalmente vinculado à Fundação de Apoio ao Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FUNCAP), por meio do projeto Desenvolvimento de Ferramentas Tecnológicas de Gestão para o Planejamento dos Recursos Hídricos do Estado do Ceará: Segurança Hídrica e Planejamento de Secas.
Ele visa desenvolver ações para gestão de recursos hídricos em situação de escassez, aperfeiçoando o planejamento nas regiões. Por meio de estratégias operacionais, o plano conta com três esferas integradas: Alocação de Água, Plano de Segurança Hídrica e Plano de Gestão de Secas.
Juntamente com os Comitês de Bacia e as Comissões Gestoras, o documento estratégico, de curto prazo, visa definir ações capazes de diminuir o impacto das secas hídricas, acordando com os processos estabelecidos na alocação negociada de água já existentes.
De forma proativa, o Plano tem três pilares fundamentais que contemplam diferentes escalas e finalidades: o monitoramento preventivo e o alerta precoce, a avaliação da vulnerabilidade, do impacto e a mitigação, o planejamento e as medidas de respostas.
Palestra sobre Humanidade
Em seguida, o professor e escritor Ivo Lavor ministrou uma palestra com o tema Humanidade 5.0 que retratou a história da humanidade até os dias de hoje. O momento focou na Inteligência emocional, respeito, gentileza, tolerância e perdão, habilidades necessárias a nosso tempo.

Comenda Alto Jaguaribe
Após a palestra, foram escolhidos os nomes para receberem, no ano de 2026, a comenda Alto Jaguaribe ( Miguel, Luís Pintado, Marcelo e Evaneide) e Honra ao mérito 14 de maio (Gesilene, Manoel Timóteo, Arilete e externa Sandra Belchior).
Referente ao ano de 2025, as duas homenagens foram entregues aos seguintes membros:
Comenda Alto Jaguaribe
José Horácio (CREDE 16), José Martins ( Prefeitura de Catarina), Maria Josefa ( Paróquia Bom Jesus- Quixelô) e Rosângela Teixeira ( FAEC)

A Honra ao Mérito 14 de Maio
Antônio Augusto ( Prefeitura de Cariús), Francisco Erivaldo ( EMATERCE), Kelly Oliveira ( Associação de Produtores Rurais-Jucás), Ronieles Dias ( Associação Comunitária Mamoeiro).

Por fim, o Comitê celebrou o fim dos trabalhos do ano com uma confraternização, com música ao vivo, troca de presentes e um bolo temático

Participaram do evento 38 Instituições Membros e 56 Participantes.
