Nesta sexta-feira (25), ocorreu a Renovação da Comissão Gestora do Açude Trussu para mandato 2025-2029, no auditório do SINTSEF de Iguatu.
O encontro contou a apresentação do Coordenador de Operações da regional da Cogerh da sub-bacia do Alto Jaguaribe, Cássio Sales, que mostrou o diagnóstico do açude Trussu, cujo objetivo é conhecer a organização institucional da área.


Isso contribui na definição de melhores estratégias de construção de um sistema de gerenciamento participativo das águas do manancial, seus principais usos, bem como os atores sociais (principais usuários e/ou as entidades representativas de usuários ou instituições da sociedade civil) que precisam ser envolvidos na gestão daquele sistema hídrico.



Ao final do encontro, os membros se dividiram em três grupos: 1 – instituições representantes de usuários de água, 2 – Instituições da sociedade civil e 3 – Instituição do Poder Público.
Entre seus pares, elegeram as dez instituições que irão compor o plenário da comissão gestora do Açude Trussu para o mandato 2025-2029, respeitando o percentual estabelecido pela Comissão: 40% de Usuários, 40% Sociedade Civil e 20% do Poder Público.
Veja as instituições eleitas por segmento:
Usuários de Água
• Companhia de Água e Esgoto do Ceará – CAGECE de Acopiara
• Sistema Integrado de Saneamento Rural da Bacia Hidrográfica do Alto Jaguaribe – SISAR BAJ
• Usuário de Água do Sítio Barra I
• Colônia de Pescadores Z – 41
Sociedade Civil
• Igreja Católica de Quixelô
• Sindicato de Agricultura Familiar e Empreendedores Rurais – SAFER de Iguatu
• Faculdade Integrada do Ceará – UNIFIC de Iguatu
• Associação dos Idosos de Santa Edwiges
Poder Público
• Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural do Ceará – EMATERCE de Iguatu
• Prefeitura Municipal de Iguatu (Secretaria de Meio Ambiente)

Estiveram presentes 33 participantes. Pela Cogerh, estiveram presentes o Coordenador do Núcleo de Gestão Participativa, José Teixeira Neto, o Coordenador do Núcleo de Operações, Cássio Sales, a Assistente Administrativo, Roberta Meireles e as Auxiliares técnicas, Núbia Victor e Shérida Gomes.