
O Comitê da sub-bacia do Alto Jaguaribe realizou, nesta quarta-feira (12), uma visita técnica à Fazenda Canteiros, em Iguatu. Durante o encontro, o grupo conheceu de perto todo o sistema produtivo e o sistema de irrigação da fazenda, observando na prática o uso sustentável da água na produção.
Os membros conheceram a produção de forragens para a ração do rebanho leiteiro, cultivadas por meio de quatro pivôs de irrigação, explicada pelo engenheiro agrônomo do local, Hildernando Barreto. São mais de 200 cabeças de matrizes que garantem posição de destaque no Centro-Sul do Ceará no ramo de leite, vendido apenas para fornecedor da região.

“É um momento ímpar vermos esse exemplo de reuso de recursos hídricos, um aprendizado para cada um de nós”, comentou Gesilene Josino, presidente do Comitê.

A visita foi organizada pela regional da Cogerh da sub-bacia do Alto Jaguaribe, que acompanha a operação dos sete poços rasos com altas vazões usados pelo empreendimento.
“A Cogerh se sente feliz por proporcionar essa visita ao membros do Comitê em que podemos ver os diversos usos da água em somente um usuário“, afirmou o gerente regional da Companhia, Welliton Ferreira.
Após a visita, os membros assistiram à palestra “Entre a nascente e a torneira: os bastidores da Gestão das Águas”, ministrada pela palestrante Márcia Caldas. A palestrante falou sobre o rumo das águas, como funciona a gestão, governança e os instrumentos para gerir esse recurso.

A visita contou com 38 instituições membros e 61 participantes.
